A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço nos eventos, pois vem chamando os produtores para a sua responsabilidade social. Os investimentos estão sendo diversos, desde campanhas de conscientização até na estrutura e destino correto aos resíduos.
Isso ajuda o produtor não só a estar ajudando o meio ambiente, mas também a economizar nos gastos do dinheiro orçamento do seu evento, pois algumas alternativas podem ajudar na economia de dinheiro e tempo.
O produtor de eventos pode começar a planejar um evento sustentável desde a sua concepção na hora de elaborar o projeto, assim, fica mais fácil e depois não precisa ficar pensando em adequações, pois todas as ações sustentáveis já estarão presentes no seu evento.
Vamos conhecer algumas alternativas?
1. ENERGIA
Na hora de organizar um evento, sempre leve em conta as condições e estruturas de energia e as possibilidades para se economizar ao máximo esse recurso. Uma das alternativas é fazer o evento em locais abertos e ao ar livre, que deem para aproveitar a luz natural e que use pouco refrigeração do ar. Se for preciso usar lâmpadas, dê preferência para as de LED que economizam 80% mais energia do que as demais. Mesmo com valor mais alto, a longo prazo economizam mais e com a garantia você ainda pode se assegurar se tiver algum problema com a lâmpada (prefira sempre as que tenham garantia!).
2. OS DESCARTÁVEIS E REUTILIZÁVEIS
Muitos eventos já estão apostando em alternativas para usar descartáveis e reutilizáveis em seus eventos. Claro que o melhor sempre é usar os reutilizáveis, como copos de vidro ou o mais usado hoje em dia, que são os
eco cups (eco copos), como os do
Meu Copo Eco. Os copos podem ser um bom brinde para seu evento e gerar mais valor e público, afinal é algo que agrega simpatia dos participantes.
Mas para quem o eco cup não resolve o problema, como no caso de quem trabalha com comida, algumas empresas já estão trabalhando com descartáveis feitos de fécula de mandioca e de arroz, apesar de serem mais caros que os convencionais, podem agregar valor ao seu negócio e gerar menos impacto no meio ambiente.
Mesmo assim, incentive o participante a levar seus copos e utensílios ao seu evento, para que o lixo gerado seja reduzido.
3. CENOGRAFIA
Procure fazer cenários que possam ser reutilizados e de preferencia de materiais como alumínio, que podem ser usados mais de uma vez. As madeiras devem ser certificadas e os bambus são outra alternativa boa para quem quer uma estrutura bacana. Os materiais que realmente vão precisar ser descartados devem ser feitos de lonas e tecidos.
4. CUIDE DO LIXO GERADO
Existem alternativas para cuidar do seu lixo, vamos te apresentar algumas delas, como a compostagem, triagem e reciclagem do lixo. O primeiro passo é sempre destinar uma área do seu evento para realizar a triagem dos materiais, assim o que realmente é lixo vai para o aterro e o que é alumínio, papel, plástico, vidro podem ir para o local correto e reinserido na cadeia produtiva. Já o que é orgânico poderá ir para a compostagem, virando adubo e processo pode ser feito no evento ou levado para alguma empresa que o faça. E o mais importante de tudo é SE-PA-RAR os lixos gerados no seu evento, colocando lixeiras de coleta seletiva e conscientizando o público da importância de se fazer a separação correta.
5. VENDAS DE INGRESSOS E DIVULGAÇÃO ONLINE
O mundo digital vem trazendo muitas opções para produtores de eventos, como a venda de ingressos online, que além de ser mais sustentável evita fraudes, afinal o ingresso é apresentado pelo QR Code no aplicativo da empresa de venda online. O produtor não gasta papel e ainda fica seguro da falsificação.
Além disso, é possível investir no digital para fazer divulgação, como usando posts patrocinados em redes sociais, páginas de eventos, jornais, outdoor digital de ruas e shopping, entre outros diversos meios. Se precisar usar o papel, prefira colar cartazes em pontos estratégicos, que irá agregar realmente, mas lembre-se que muitas pessoas passam mais tempo no mundo digital e isso tem mais retorno do que flyer e cartazes.
Já está preparado para organizar seu evento? Conte suas experiências para nós!